sábado, 8 de março de 2025

Resumo da Campanha Expedição Sombria

    Isobel e Bron partem para o Vale de Prata, onde encontram Melody, irmão de Astro, que se junta para a viagem. No caminho resolvem um conflito com bruxas do mar em Nevluther, e conhecem Blade nas Terras Sombrias, resgatando-o de uma necromante. Bron se despede do grupo em Paham, em busca de ajuda dos coruxai para a futura guerra nas Terras Sombrias. Na cidade eles encontram um firbolg chamado Skinato que procura impedir a busca deles pelo astrolábio em pedido da arquidruida Sybil. Isobel usa sua magia de localizar e encontra a princesa Kara desmaiada na neve perto de Quedaneve. Eles teleportam até lá para resgatá-la e a levam para Quedaneve. Na cidade, eles se deparam com o príncipe Kolmir, que na realidade era End, o clone de Death. Eles lutam contra o clone, mas perecem na luta.
    Astro e Oins se juntam com Alyce em Cheaton e partem para Allenheim para ajudar a maga em troca da futura ajuda dela na missão. Eles passam por Kukehasduhr para descobrir uma chave de teleporte para Allenheim, lá conhecendo o gnomo Oppleby. Chegando em Allenheim, eles se deparam com os orcs invasores e fazem amizade com um orc traíra chamado Groggok. Eles lutam contra os mortos vivos em busca da biblioteca do Instituto de Tausig. Alyce consegue informação sobre o item capaz de invadir Celeste e sua barreira mágica. O grupo então parte para Quedaneve onde o item está localizado, em uma loja cuidada por um vampiro enigmático. De lá, eles conseguem a Lasca do Portão do Éter e se teleportam para Celeste, onde pesquisam tudo que precisam sobre Death e a Convergência. Lá, eles derrotam o demilich responsável por Celeste e a cidade desaba dos ares. Depois disso, partem para Quedaneve.    
    Estranhamente, Isobel recebe tudo o que aconteceu com ela e seu grupo como uma visão do futuro. Skinato entrega a peça do astrolábio e sai de Quedaneve enquanto Isobel se reencontra com Astro e Oins, e todos partem para enfrentar a End no palácio de Quedaneve, e a derrotam, com a morte de Dennu.
    Alguns dias depois da morte de End, eles falam com Death e Astro estranha sua atitude. Eles entregam o livro, mas permanecem com a Mão de Vecna.

5 ANOS DEPOIS

     Astro mora no Vale dos Dragões, Oins segue fazendo trabalhos para a madame, Isobel se torna uma maga azul e uma pessoa influente em Allenheim enquanto Blade passa seu tempo nas Terras Sombrias caçando o Império. Blade encontra informações sobre a mãe de Isobel e junta seu antigo grupo para resolver isso.
    Eles vão até a Selva de Naifal e encontra o pelotão do comandante responsável por mandar as pessoas para as Terras Sombrias, mas eles estão congelados no tempo pelo poder de uma das peças do astrolábio.
    Depois disso, Astro decide ir atrás dos dragões cromáticos em Kat'Varolst. Eles se teleportam para Nalphiglann e descobrem com Taeral que existe uma dragoa azul amigável capaz de conversar com ele. De lá, eles partem para a Torre de Ado Sago e voam através de um feitiço para a Desolação de Adabus.
    Eles se encontram com uma colônia de draconatos azuis cuidada pela dragoa, que os revela que possui o Astrolábio do Andarilho, além da localização de duas outras peças em Aphionor e Iokedin. Em troca de ajuda, eles devem resgatar um desses draconatos do maligno dragão azul Draconax, e então eles fazem. Infelizmente, Astro e Drayny, o draconato, não se dão bem e se separam na viagem. 
    O grupo então desiste (pelo menos por enquanto) de ir atrás da peça da dragoa e se empenha ir atrás das outras peças. Porém, eles são interceptados por Sybil, que reitera o aviso de não perseguir o astrolábio. Eles obedecem e então decidem ir atrás do Império.
    Isobel se reencontra com sua irmã desaparecida Nicole que procurava sua mãe em Tithorp. Eles juntam forças para localizar Noelle. Isobel também descobre o porquê de Hannes Elser ter traído sua família em Allenheim, um assunto nefasto envolvendo uma facção criminosa desconhecida chamada "A Sociedade". Em busca de Noelle, eles param em Arcampo e conversam com o duque Erin Rose e fazem um acordo. Eles descobrem através do duque que Noelle está nas Terras Sombrias.
    Nas Terras Sombrias, eles confundem Vilistra com Noelle e se encontram com Ragnar, um paladino que Astro e Blade já conheceram anteriormente. Juntos, eles continuam procurando as Terras Sombrias até que encontram o chalé de Noelle, que revela ser uma arquifada chamada Tasha.
    Astro procura uma forma de impedir que seu alinhamento seja alterado, procurando uma benção com seu antigo amigo Harvemirz. Oins se junta à Chama Sombria e trai seu patrono.
    Alguns dias depois, eles decidem retornar para o chalé em busca de Nicole e descobrem que Noelle era uma farsante e que matou Death. Astro dá a ideia de reviver Death e perguntá-la pessoalmente quem a matou. Eles partem para as tribos do Sul, voando de Allenheim até Bhun Grev Roddal passando por Kúwgeho Údzúrhung. Em Bhun Grev, eles conhecem a xamã local Farfir, e ela dá os ingredientes para fazer um Tablete da Ressurreição capaz de trazer qualquer pessoa de volta à vida: uma alma tão antiga quanto o alvo e um sacrifício vivo. Eles matam Draconax com ajuda de Arvyht, a dragoa dourada, e partem para Areth em busca dos duergar que atacaram Astro uns 7 anos atrás.
    Eles retornam para Farfir, que pede a filactera de Death juntamente com a alma de Draconax. Astro entrega a filactera, ciente do que acontece logo depois: Madame toma a alma de Astro por quebrar o contrato estabelecido 5 anos atrás. Death retorna a vida e decide oferecer sua ajuda temporária para salvar Astro, além de revelar os planos malignos de End que estava por trás de tudo.
    Para chegar nos infernos, eles fazer duas paradas: a primeira na Necrópole de Beamonte onde "vive" Stribex, o bibliotecário de Death que possui informação sobre Aedreanium e como conseguir o diapasão capaz de levá-los a tal lugar, onde Isobel o insulta e morre por isso (mas é logo trazida de volta à vida); e às Terras Sombrias, onde vive um dos Cultos de Fosdon, humanóides cultistas de um semideus envolvido com o profano. Com o diapasão em mãos, eles partem para Aedreanium, direto para a fortaleza de Magdrummuth.
    Magdrummuth oferece um acordo que o grupo rejeita, então logo são forçados a combater. Magdrummuth é derrotado e se rende, oferecendo a alma de Astro em troca de sua vida. Logo depois, Azazan, inimiga de Magdrummuth, o mata e começa a destruir a fortaleza.
    Eles se reúnem em Allenheim com exceção de Death, que preferiu ficar em Aedreanium. Astro, agora vivo, decide retornar a Aedreanium para ajudar Death. Nos infernos, eles descobrem um pouco sobre o passado da bruxa e como sua alma está dividida em tais horcruxes, e passam as paisagens de Aedreanium em busca delas. No final, conseguem convencer Death a se juntar à causa, com ela trocando seu nome para Alma.
    Voltando para Einari, eles resgatam Jinkup da escravidão de vampiros e conhecem um tal de Kal Rosenberg, escolhido de Ionyda. Com ajuda de Jinkup, eles forjam anéis para todos seus aliados e formam oficialmente a Aliança Divergente.
    Procurando como avançar os planos e trazer a luta contra End, eles se juntam na távola de pedra criada no Vale de Prata conectada pelos anéis forjados, um local de reunião para toda a Aliança Divergente. Ali eles planejam em fazer a ofensiva final contra End. Boa parte da aliança e dos exércitos partem para Atstamduhr para uma batalha final. Nesse tempo, Oins faz uma pergunta sobre o que End quer fazer com Vecna, e Isobel localiza o paradeiro de End.
    Arriscando tudo, eles partem para uma briga certeira contra End e Vecna, e saem vitoriosos!
    

Rhiok Roddal Orc Subraces

 

All following abilities replace Adrenaline Rush and Relentless Endurance.


Plains Orcs – Windrunners

These orcs are nomadic, living in vast grasslands where they ride swift beasts and hunt with precision. Their culture revolves around the wind, believing it carries the voices of ancestors.

  • Pack Hunter: When an ally is within 5 feet of a creature you attack, you can make your first melee attack roll in a turn against that creature with advantage. You can use this trait a number of times equal to your Proficiency Bonus, and you regain all expended uses when you finish a Long Rest.

  • Nomadic Endurance: You ignore the effects of forced marches and do not suffer exhaustion from traveling long distances.



Swamp Orcs – Mireborn

Lurking in misty wetlands, Mireborn orcs have evolved venomous resilience and a natural connection to ancient magic.

  • Bog Hex: As a bonus action you can murmur an ancient incantation to a target within 30 feet of you, hexing them with orc magic. The next time the target deals damage before the start of your next turn, it takes necrotic damage equal to your proficiency bonus. You can use this trait a number of times equal to your Proficiency Bonus, and you regain all expended uses when you finish a Long Rest.

  • Toxin Resistance: You have resistance to poison damage.



Canyon Orcs – Redclaws

Agile and predatory, Redclaws are masters of using elevation to their advantage, launching devastating ambushes from above.

  • Ambush: When you make a melee weapon attack against a creature that has not taken a turn in combat yet, you roll one additional weapon damage die on a hit.

  • Talon Grip: You have climbing speed equal to your normal speed, and you can grapple creatures one size larger than you.




Mountain Orcs – Thunderhearts

Living among the jagged peaks and windswept crags, Thunderheart orcs have adapted to the volatile weather of their high-altitude homes. They channel the raw power of thunderstorms, wielding it in both their physical prowess and their booming presence.

Voice of the Peaks: You can project your voice with incredible force. As an action, you can choose a creature you can see within 60 feet of you. The target must succeed on a saving throw detailed in the effect (DC equals 8 + your proficiency bonus + your Constitution modifier). You can use this trait a number of times equal to your Proficiency Bonus, and you regain all expended uses when you finish a Long Rest.

  • Wind Shear (Strength Save): You unleash a piercing shriek, like the wind tearing through a mountain pass. On a failed save, the target takes 1d6 thunder damage and is pushed 5 feet in a direction of your choice.

  • Stone's Tremor (Dexterity Save): Your voice resonates with the deep rumble of shifting stone, shaking the very ground. On a failed save, the target takes 1d6 thunder damage and its footing is momentarily disrupted as they fall prone.

  • Thunderclap (Constitution Save): You unleash a deafening roar, like the crash of thunder echoing through the peaks. On a failed save, the target takes 1d6 thunder damage and is deafened until the start of your next turn.

  • Disorienting Roar (Intelligence Save): Your voice erupts in a disorienting barrage of commands and echoes, shattering their focus. On a failed save, the target takes 1d6 thunder damage and is overwhelmed by the cacophony, and cannot take reactions on this turn.

  • Echoing Intimidation (Wisdom Save): Your shout echoes with a deep, resonating tone, like the warning rumble of an avalanche. On a failed save, the target takes 1d6 thunder damage and experiences a feeling of dread, and has disadvantage on the next Wisdom saving throw they make before the start of your next turn.

  • Fog of Doubt (Charisma Save): Your voice weakens the target’s resolve and fogs their mind, like the swirling mists that obscure the mountain's summit. On a failed save, the target's thoughts become clouded, and it has disadvantage on the next ability check it makes before the start of your next turn.

quarta-feira, 5 de março de 2025

As Tribos Orcs

    Os Orcs são um dos mais antigos povos habitantes humanoides registrados em Einari. Os registros levam de cerca de 3915 a.P.C com a morte de Mysrunyn, dragão negro tirano dos povos da tribo das montanhas pelas mãos de Kurdan. Não se sabe muito da história orc anterior a Kurdan, já que a prática oral de documentação histórica era mínima antes da influência do imperador orc.

    Pouco se sabe também sobre Kurdan: ele foi um orc das montanhas relativamente franzino, mas muito esperto. Derrotou seus pares nas brigas de sua vila com sua inteligência e estratégia. Ninguém sabe ao certo como Kurdan derrotou Mysrunyn, mas a convenção geral é que foi através de distração e trapaça. Kurdan se tornou o primeiro draconato através de uma transformação sobrenatural relacionada com o sangue do dragão negro. Não se sabe se ele realmente foi o primeiro, mas nenhum outro registro é mais antigo do que este.

    Kurdan uniu as tribos orcs sob seu comando e juntos derrotaram os restantes dos dragões que dominavam o sul de Huaculoth por séculos. Banhando seus guerreiros no sangue dos dragões, Kurdan alegadamente transformou centenas de orcs em draconatos. Com seu exército de híbridos dracônicos, Kurdan tomou os territórios ao norte de Huaculoth onde existia pouca ocupação humana e anã, velejou até Eidren e dominou o território que atualmente seria Alira até o começo das Terras Altas de Pryr. Ele reinou sobrenaturalmente por 90 anos, morrendo aos seus 122 anos de forma misteriosa. Seus inúmeros descendentes não concordaram em como manter o território espalhado e expandido muito agressivamente, e logo uma década depois os domínios dos orcs em Eidren já tinham sido quase todos retomados.

    Desde então, os orcs vêm se dividindo em tribos com ideais e culturas parecidas. Nenhuma tribo é idêntica a outra, mas devido ao terreno/clima e a cultura local, quatro grandes "clãs" são fáceis de distinguir entre eles: o Clã do Cânion (Shúb Aroddal); o Clã das Montanhas (Yaz Aroddal); o Clã das Planícies (Bavnar Aroddal); o Clã do Pântano (Grev Aroddal).

    Estes clãs são distintos em quesito de como se comportam na maioria das vezes com outras tribos de outros clãs. As tribos do Clã do Cânion são majoritariamente bélicas, com foco em invadir e saquear recursos de outras tribos e outros povos, se sustentando em um bioma infértil ao plantio.

    As tribos do Clã das Montanhas são isolados do resto dos outros clãs e majoritariamente se subsistem através de troca entre as tribos do próprio clã.

    O Clã das Planícies são majoritariamente nômades, com poucos territórios permanentes que são voltados somente ao plantio circulatório. Os Bavnar tendem a serem mais pacíficos e diplomáticos do que o restante, e são bastante religiosos. 

    E o Clã do Pântano são quase uma mistura dos outros três: são belicosos e agressivos como o Clã do Cânion, se mantêm através da troca como os das Montanhas, e são mais fanáticos do que o Clã das Planícies.

Outonada da Aliança Divergente

 

Duas décadas depois da morte de End e Vecna, o mundo cai em imediatas guerras entre o restante do Exército da Morte e Ser Dvetrik, o Império Akseliano e seus rebeldes, e Brur Mugoth e Kat’Varolst. Apesar disso, sem a ameaça de End e Vecna, o mundo segue em relativa paz. A Convergência não retrai, mas não piora. As invasões extraplanares diminuem, mas não terminam. E o Império, agora com metade de seu território, ainda permanece.


Alma decide se aposentar e se afastar do mundo pela primeira vez em muito tempo. Desde então, ela jamais foi vista.


Após seu casamento com a Arauto das Fadas, Astro continua estudando sob os ensinamentos dos mais poderosos magos de Einari, e finalmente alcança o poder de se transformar em um dragão dourado, tentando preencher o vazio que a morte dos dragões metálicos na Batalha de Atstamduhr criou.


Blade e Astro se juntam para tomar o império através de uma revolução, começando por Bergen e Areth. Com ajuda do duque de Arcampo, eles também retiram a influência do império akseliano em Nova Cavale. Durukan e Alira também enfrentam focos de resistência em seus territórios, com o império bastante enfraquecido mas ainda controlando as duas regiões. Blade se torna a face da revolução, com seu passado torturoso em Gimor acendendo as chamas dos oprimidos pelo império e segue lutando pela liberdade de Durukan.


Isobel partiu logo após um curto período de descanso para caçar o Astrolábio apesar dos avisos de Sybil. Dyrthil decide se juntar com Isobel na busca do Astrolábio, pois com os ensinamentos da vidente e do poder do astrolábio ela poderia potencializar seu poder de prever o futuro. Após se despedirem da Aliança Divergente e partir para Iokedin, Isobel e Dyrthil nunca mais foram vistas.


Oins se junta com o grupo de Alyce, Oppleby e Groggok para partir em mais uma aventura, com o objetivo de parar a Convergência de vez. Diferente do grupo inaugural da Aliança Divergente, eles fazem questão de espalhar sua fama e se tornam aventureiros famosos por toda Einari. Eirini encontra seu irmão em Einari depois de uma década em busca dele, e retorna ao Reino das Fadas em busca de paz e tranquilidade. Porém, depois de presenciar a violência na Batalha de Atstamduhr, ela decide partir para ajudar os povos independentes de Einari contra a influência da Convergência, junto com o grupo de Oins.


Ragnar retorna para a Irmandade da Decadência, com a finalidade de unir as lideranças de Tolrek, Frøya e Ylva em uma Irmandade centralizada. Focando nos outros cultos das Terras Sombrias, eles lentamente mas certeiramente se formalizam como o culto reinante das Terras Sombrias, vivendo isolados em um lugar secreto na base das montanhas da Muralha de Gelo.


Os Magos Azuis continuam seu trabalho de proteção internacional nas terras afetadas pelas invasões extraplanares da Convergência, com um foco especial em Brur Mugoth. Nicole se junta à organização, com objetivo principal de sair em campo e ajudar os necessitados.


Harvemirz e Zelton continuam espalhando a influência da Chama Sombria no Reino das Sombras, com Terminus finalmente se tornando a capital oficial da nova religião da Chama Sombria.


Com a influência da vitoriosa tomada de Pomstitzduhr pelo Sozmua, Kara denuncia os líderes anões no Conselho Decadal de Ser Dvetrik pela postura anti-guerra contra o Exército da Morte, convencendo Skalgatir (que estava em minoria política) a lançar uma última ofensiva em Atstamduhr com ajuda dos Gigantes da Tempestade. Após uma vítoria custosa, Mol Kara se estabelece como rainha do Clã de Ferro, o mais influente de Ser Dvetrik, e restaura o anelfo Aubrun Silvermaul como rei do Clã da Luz.


Lux von Allen oferece anistia a Vilistra apesar do seu uso de necromancia, mas Vilistra recusa e retorna ao seu chalé nas Terras Sombrias.


Melanie retorna a Allenheim e consegue uma boa influência política na cidade através dos seus esforços na Batalha de Atstamduhr, onde mostrou um nível excelente de estratégia e liderança. Ela se torna chefe do novo corpo investigativo de Allenheim e das Cidades Independentes de Bergen.


Zigglid termina seu protótipo de robô gigante e luta com ele na Batalha de Atstamduhr, onde ele é completamente destruído. Inspirada no semi-sucesso da sua criação, Zigglid retorna para Shedsemikduhr e continua melhorando seu design.


Jinkup e Nili se unem com os gnomos livre dos vampiros junto com voluntários de Valinde para retomar Eliond, e lá abrem uma loja: Dragão Dourado. Muitas famílias ancestrais de Eliond e refugiados do império akseliano se mudam a Eliond, e a cidade lentamente cresce novamente. 


Taeral retorna a Nalphiglann e coloca em votação a abertura do país para outras raças nãp-élficas após o sucesso da Aliança Divergente. A votação não passa, mas lentamente, a mente do povo élfico vai se abrindo para a convivência entre povos, criando-se assim um novo partido político em Kat’Varolst, o Partido Pluripopular (PPP).


Com a morte de sua mãe, Ammyil se junta com Arauto para viver entre as fadas para sempre.


Nokum retorna com os Gigantes da Tempestade para Iakkathaer e denuncia a rainha dos Gigantes das Nuvens. Os gigantes têm seu primeiro Thing após milhares de anos, e decidem novas relações diplomáticas entre os gigantes, com Nokum se tornando o novo rei dos Gigantes das Nuvens.


Sybil não comparece ao conselho na távola da Aliança Divergente após a primeira reunião, e ninguém mais sabe do seu paradeiro. Dizem que ela está atrás de Isobel, por ainda insistir no astrolábio.