terça-feira, 14 de novembro de 2023

Capítulo 4: Reino das Sombras

 44/04/1153

    Abrindo a câmara dos gigantes, o grupo se depara com um acampamento orc da Garra Negra. Logo uma batalha se inicia, com o grupo facilmente vencendo os orcs, mas com Brundokk morrendo no combate. No final da batalha, um gigante magro e decrépito aparece diante de um círculo de runas no centro câmara, agarra Vilistra e teleporta para longe.

Gigante da Morte
    Preocupados com a maga, Astro interroga o orc para onde o gigante foi, mas sem resposta concreta. Astro então estuda os símbolos no círculo e conclui que o poder da sua adaga é parecido com o do portal, e decide sacrificar o poder de sua adaga para ativar o portal. Instantaneamente eles são transportados para o Reino das sombras.

    O efeito sombrio logo afeta Astro e Dalmyr, que entram em desespero. Harvemirz segue imune devido seus poderes. Eles decidem descansar antes de avançarem além.

Reino das Sombras

45/04/1153

    O grupo lentamente se arrasta através dos cânions cinzentos, e dentro de algumas horas chegam a Terminus, uma cidade do Reino das Sombras primariamente habitada por Shadar-kais. Adentrando as ruas da cidade, o grupo nota a falta de pessoas nas ruas desertas. Astro procura um lugar para comprar e vender itens mágicos e encontra a loja de itens mágicos Pedido de Vumphine e são atendidos por Nili, uma Shadar-kai alegre e aparentemente imune aos efeitos do Reino das Sombras. 

Nili Arkada, distantemente relacionada com os Harvemirz

    Tentando comprar uns itens, o grupo logo descobre a verdade atrás de Nili: ela é uma parente da família Vizlir Harvemirz, que veio de Einari em busca de seu povo e agora está sendo perseguida pelo patriarca da família: Anneres, que se tornou um vampiro logo depois da morte de Jormenias. Se sensibilizando com a situação de sua parente, Harvemirz promete ajudá-la. Agora do mesmo lado, Nili discute com o grupo sobre seu plano: que eles distraiam Anneres Harvemirz de observá-la, enquanto Nili segue o caminho até o pé do Berço da Chama Sombria. O resto depois se reencontrem com Nili, e juntos eles invadem o Bastião da Chama Sombria, em busca de um item de Nili capaz de levá-los de volta para o plano material que foi confiscado pelos servos de Zelton. 

    Chegando na aparentemente vazia Mansão Harvemirz, Astro, que foi na frente averiguar a situação, se depara somente com Anneres Harvemirz em cima de um pedestal redondo. Astro demonstra nenhuma intenção de conversar, então Anneres os transportam a um longo corredor, onde existe melhor espaço para uma luta. Enquanto isso, Dalmyr e Harvemirz adentram a mansão e as armaduras que decoravam a entrada tomam vida e os atacam.

Anneres Harvemirz, patriarca da família Vizlir Harvemirz

    A luta entre Astro e Anneres logo acaba quando Anneres o encanta com seus poderes vampíricos. O grupo logo encontra um caminho para o corredor e se juntam a Astro. Em desvantagem, o grupo decide dialogar com Anneres, e logo entram em um acordo: Anneres lançará um ataque contra Zelton enquanto o grupo invade a fortaleza e juntos eles matarão Zelton e tomarão posse da cidade em nome de Shaithis. Anneres também revela uma informação importante: Death não é a causa da Convergência, somente um dos seus colaterais. Astro se mostra completamente contra o acordo e se sente desmotivado com a informação nova. Harvemirz aceita o acordo por não poder ver outra alternativa.

    Se juntando com Nili, o grupo sobe a montanha ao longo de horas. No topo da caldeira, eles vêem logo abaixo um forte suspenso por correntes em cima de um gigantesco pilar de chamas verdes. Descendo as laterais do vulcão, eles chegam a uma altura boa o suficiente para saltar para cima de uma torre. Astro falha o pulo e cai para o menor nível do forte. Adentrando o forte, Harvemirz, Nili e Dalmyr logo encontram uma sala trancada que possa ser a sala de tesouros de Zelton. Dalmyr fica diante a porta tentando arrombá-la enquanto Harvemirz e Nili distraem Zelton e seu exército. Para a surpresa de todos, Zelton não parte para a violência e decide conversar com Harvemirz.

Zelton, Sumo-Sarcedote da Chama Sombria

    Zelton explica que ele era um Shadar-tral que teve sua filha morta pelos Shadar-kai do Culto do Corvo, sendo o pai de Jormenias especificamente culpado pelo feito. Querendo vingança do homem, decide então matar seu filho, Jormenias. Quando Harvemirz morreu, de dentro de seu corpo surgiu uma pequena chama verde, que logo Zelton tomou para si. Portanto, Zelton se abstém de matar Harvemirz, que é responsável pela Chama Sombria. Ele então faz uma proposta para Harvemirz: lutar contra seu irmão Danneres e se juntar ao pilar da Chama Sombria, se tornando um deus e trazendo uma nova era para o Reino das Sombras.

    Enquanto isso, Astro explora o forte invisível, em busca de algo para ajudar o grupo. Logo ele encontra uma torre semidestruída circundada completamente por grande correntes espectrais que penetram os lados. Ele tenta a porta da frente, mas ela permanece trancada. Astro então decide passar por um buraco aberto na lateral da torre, mas o interior está coberto de uma escuridão mágica. Mesmo no escuro, Astro decide investigar o que jaz ali dentro. 

    Sem tempo de decidir qualquer coisa, Harvemirz e companhia se vêem em uma batalha contra Anneres na ponte do forte; uma batalha decisivamente unilateral para o lado da Chama Sombria. Com o grupo do lado de Zelton, logo a horda vampírica de Anneres é derrotada, com o seu líder evaporando e recuando para o seu lar, onde é prontamente encurralado e morto.

46/04/1153

    No próximo dia, o grupo se junta no pilar da Chama Sombria para a cerimônia de Harvemirz. No caminho, o grupo acessa a tesouraria e encontra o item que Nili procurava, além de muito dinheiro e variados apetrechos. Mas no último segundo, Harvemirz vê seu futuro adiante e hesita. Ser um deus é muita responsabilidade, uma que o privará de sua liberdade de fazer a diferença na guerra iminente. Além do mais, a Chama Sombria é independente, ela consegue continuar sem sua presença. Harvemirz decide adiar sua ascensão, para a decepção de Zelton. O grupo é permitido partir em segurança de Terminus, e eles se põem em direção a uma terra ao Norte, onde é o território de Death (segundo as informações de Anneres).

    No porto da cidade amaldiçoada de Nilknarferin, o grupo logo encontra um Duergar barqueiro que talvez seja um pouco menos perturbado que o resto da população. Apesar da relutância do anão, ele apresenta seu irmão que pode ajudá-los; o irmão, no caso, é uma segunda personalidade do anão, capaz de conversar inteligivelmente, mas com o déficit de não poder se mover. Logo, eles entram em um acordo: o Duergar ajudará o grupo, em troca de ser levado de volta para Einari.

Duergar amaldiçoado

    O grupo veleja por muitas horas, e atracam numa praia seguida de uma densa floresta negra. Eles decidem atravessar o matagal, até encontrando criaturas sobrenaturais há muito mortas. Nervosos, mas determinados, eles chegam a um grande lago coberto de luzes acima da superfície. Eles passam um tempo investigando a natureza desse lago mágico, e logo descobrem que é um efeito ilusório escondendo um grande palácio.

    Adentrando o palácio, o grupo logo explora os interiores, e descobrem os seus habitantes: Vilistra e Alyce estavam presas aí desde então. Vilistra explica que foi levada aqui por "servos fantasmas" que a impediam de sair. Sem acesso a um cajado ou uma saída, Vilistra passou os dias estudando na biblioteca. Alyce passou mais tempo no local, mas trancada no seu quarto. Explorando os quarto, Astro encontra um diário pertencente a bruxa Death. Assustado com a revelação, Astro logo junta os seus colegas e ativa o globo que logo os teleporta de volta a Einari

    O grupo cai em queda livre nos céus da Cordilheira de Icewall, e com o Feather Fall de Astro eles atingem o chão sem problemas. Com frio, especialmente as duas magas, Astro invoca seu Leomund's Tiny Hut. Mas, por surpresa, eles são visitados por um minotauro chamado Dennu, que os leva para sua Mordenkainen's Magnificent Mansion. Lá, Dennu revela que será o novo instrutor de Astro, além de o receber formalmente aos Andarilhos do Horizonte. Dennu também repara a adaga de Astro, e conta um pouco mais sobre a fundação dos Andarilhos por Mordenkainen.

Dennu, instrutor de Astro

47/04/1153

    O grupo sai da mansão mágica e parte para um caminho entre as montanhas que Dalmyr sugeriu. No caminho, eles encontram um solitário golias atravessando um vale cheio de neve. Eles descobrem que seu nome é Föhrmir, e ele é um guerreiro líder da sua tribo, Krǫptugrgarðr, onde alguns dos seus habitantes sofrem uma doença desconhecida. Alyce promete investigar e ajudar onde pode. Com a permissão de Föhrmir, o grupo se abriga em uma grande casa, e eles se põe a descansar e treinar nas próximas semanas, enquanto Alyce investiga o irmão adoecido de Föhrmir, Faumr, enquanto Dalmy e Föhrmir investigam a passagem entre Pomstitzduhr, a fortaleza anã na fronteira de Icewall.

Föhrmir, líder militar de Krǫptugrgarðr

Faumr, líder religioso de Krǫptugrgarðr

56/04/1153

   Föhrmir e Dalmyr chegam na entrada de Pomstitzduhr, onde vêem que toda a entrada está coberta de goblins. Com a informação dessa emboscada, eles logo voltam para a vila. 

65/04/1153

    Com a volta de Föhrmir, Alyce avisa que seu irmão está sob o efeito de uma doença mágica bastante desconhecida proveniente de outro plano, e avisa que precisará trazer alquimistas mais especializados.

67/04/1153

    Astro convoca uma reunião entre o grupo, onde Harvemirz, Föhrmir, Dalmyr, Vilistra e Alyce atendem, e Nili é deixada de lado. Astro sugere que eles se separem, com um grupo indo a Allenheim em busca de ajuda para a vila, e a outra seguindo para Cheaton em busca de informações sobre a Convergência. Vilistra revela que a Bruxa está procurando arfefatos ancestrais feitos das partes cadavéricas de um lendário mago. Astro, suspeito dessa informação e do interesse não-natural da maga nos planos, duvida de Vilistra. Logo, Vilistra se revela a mesma tiefling roxa que roubou o livro de Harvemirz, liberando o corpo inerte da verdadeira Vilistra no chão. Astro a acusa de ser a própria Death, e a tiefling evita uma luta. A tiefling oferece uma oportunidade de perguntarem algo a ela, em troca da informação que acabara de receber, mas o grupo decide não trocar palavras com ela. Logo, a tiefling se teleporta para longe.

    Agora com a urgência do inimigo sabendo seus planos, o grupo decide partir logo assim que possível, com Dalmyr, Vilistra (ainda apagada) e Alyce indo a Allenheim em busca de reforços dos Magos Azuis, e Astro, Harvemirz e Föhrmir tomando caminho para Cheaton. Nili é convidada a participar da viagem do grupo, mas recusa por estar cansada de viver se escondendo. Astro e Nili se despedem com um pouco de desprezo, mas Harve a recebe como sua parente; distante, mas próxima. 

06/05/1153

    Chegando na entrada de Pomstitzduhr, o grupo se depara com uma guarda goblin na ponte. Mas com a presença adromentadora de Föhrmir, os goblins permitem a sua passagem. Apesar da exibição patética da defesa dos goblins, o grupo percebe que a força deles está nos números: toda a cidade anã está infestada até o ultimo espaço de goblins. Mantendo a compostura, eles decidem marchar em frente. Na ponte do segundo andar, eles são barrados por um goblin xamã que se demonstra como um "rei". Ele tenta repelir a entrada mais ao fundo da cidade do grupo. Apesar de estar em muito maior número, os goblins ainda temem Föhrmir. Percebendo isso, o goblin xamã decide desafiar o golias a uma batalha mano-a-mano contra o "campeão" da cidade goblin. O grupo aceita o desafio.

Goblin xamã líder de Pomstitzduhr

    Chegando na arena anã, Föhrmir logo se depara com seu oponente: um gigante de gelo zumbi. Vendo a possível derrota de seu colega, Astro conjura o feitiço Haste. A batalha se inicia e logo é possível se notar que será sangrenta. Os dois lados se destroem, mas com a ajuda de Astro e a resistência implacável de Föhrmir, o golias derruba o gigante por pouco. O goblin xamã logo se enfurence, e ergue sua voz e seu cajado contra o grupo. Mas a audiência goblin clama pelo golias, o venerando como o novo campeão. Temendo ir contra seu povo, o xamã decide deixar o grupo passar pacificamente pela cidade em direção das minas de Pomstitzduhr.

"Campeão" de Pomstitzduhr

07/05/1153

    Com a ajuda relutante de um goblin qualquer, eles chegam na entrada das minas, onde logo se deparam com dois caminhos. Tomando o caminho de menor resistência, eles logo se deparam com uma placa, onde Astro se prende e entra em pânico. Vencendo a placa, o grupo marcha adentro das minas, seguindo o caminho do trilho do carrinho. Ao longo do caminho, eles logo percebem que algo anormal está acontecendo. No meio do caminho, encontram um gnomo em um estupor sobrenatural. Preocupado com seu bem-estar, Föhrmir segue o pequeno mais adentro da mina, chegando à boca de uma caverna. Dentro de lá, se deparam com outros gnomos, cérebros quadrúpedes, e uma grande criatura com vários tentáculos, com um olho em cada extremidade e um maior ainda no centro do rosto.

Monstro responsável pela morte de Harvemirz

    Confusos em que lado tomar, eles decidem ir contra o maior monstro da sala. E na altercação, eles percebem que o monstro é muito mais forte do que parecia. No fim da batalha, o monstro é derrotado, mas não sem suas vítimas: Harvemirz é abatido pelo raio do monstro. Após uma conversa entre os dois hóspedes do corpo de Harvemirz, o elfo decide deixar seu corpo para seu colega Monthor após sua morte, e logo "Harvemirz" se levanta.

    Desesperados com o terror da luta, o grupo logo toma o caminho dos trilhos em esperanças de escapar de qualquer outro monstro. Sem muitas delongas, eles chegam no egresso das minas, se deparando com a visão da primeira cidade de Ser Dvetrik: Paham (ou Kvatzeldoyim, em anão).

12/05/1153

    Finalmente chegando à cidade, eles tentam arranjar alojamento e serviços, mas logo percebem que não são muito bem-vindos ali, com Föhrmir sido negado um quarto e Astro, um desconto. Também descobrem que uma ofensiva de Ser Dvetrik contra o Exército da Morte tomará curso no futuro próximo. Mal recebidos, decidem pular logo para a próxima cidade.

32/05/1153

    Logo o grupo passa por Rosestrand e chegam em Luckpass, com as direções de um halfling qualquer.