MITO CRIACIONISTA
Segundos os maiores estudiosos da história anã, o mito criacionista conta que foram criados por Zukhtzuh Shik nos Corredores de Shurduhr, após o deus anão golpeou as paredes dos salões com o lendário martelo Uklugor, e de lá saíram os ancestrais dos povos anões de Einari. Os anões originais que ali nasceram são os míticos ancestrais de cada grande clã anão: Shur do Clã da Pedra (Primeirino); Shiday, do Clã de Ferro (Secundino); Hol, do Clã da Luz (Terceirino); Kvutz, do Clã do Fogo (Quartino); e Zmur do Clã das Profundezas (Quintino). Estes 5 irmãos viveram juntos nos Corredores de Shurduhr por milênios juntos com os seus pais (Shik e Shur) e tios (Zotzokha e Aburatse).
Mas o que pouco sabem é a origem dos quatro anões originais, e como chegaram a Einari. Alguns historiadores não-anões dizem que foram originados dos titãs, entidades descendentes dos primordiais e precursores dos gigantes. Mas os pensadores anões não aprovam dessa retórica, e afirmam que os quatro originais são simplesmente deuses de um reino-plano que eles chamam de Dorat (Dwarfhome).
O que todos os historiadores podem afirmar é que os anões foram os primeiros povos a herdarem Einari após a chegada dos deuses. E por muito tempo, os próprios anões acreditavam estarem sozinhos. Foram só depois de milhares de anos que os primeiros anões se encontraram com elfos nas florestas encantadas de Eidren (em anão é chamada de Pakhtat).
Os cinco filhos de Shur no final se separaram para criar seus próprios clãs e se espalharam pela terra que era conhecida como a totalidade do mundo, principalmente a Cordilheira da Parede de Gelo (Tesiv Zikh). O primeiro filho foi para o leste da cordilheira, o segundo ficou nas montanhas da Parede, e o terceiro desceu para as terras altas nas colinas. Os outros dois irmãos partiram de Eidren, e não foram mais vistos.
Ao longo do tempo, dos clãs vieram famílias derivadas dos originais, mas com a ideia principal de cada clã ainda inscrita no sangue de cada anão, mesmo com a miscigenação entre os anões no início da Era Dracônica, com a chegada do primeiro império de Einari, Zudori Bnuze.
IMPÉRIO ANÃO-DRACÔNICO (Zudori Bnuze)
O Império foi primeiramente fundado por descendentes do Clã da Pedra, a família Runato (Monoatsi), e seu patriarca Bolhardt (Idvukvar) virou o primeiro imperador: Bolhardt conseguiu o apoio de todas as outras famílias do Clã de Ferro e se juntaram para um grande projeto que expande através da cordilheira. Partindo da capital do clã, Denkolduhr (Fortaleza Proferida na Escuridão), representantes das maiores famílias se tornaram lordes (Dviad) de cada fortaleza nova. Foi criado então o complexo de fortalezas chamado Sotovia (Lihuge), que ligava as cinco maiores fortalezas de Denkolduhr, Bokniduhr, Kedsakhduhr, Demhozikhduhr, Tesgikhduhr e outras menores que se encontravam somente abaixo das montanhas.
Com o avanço das escavações ao leste, o Clã de Ferro conseguiu eventualmente entrar em contato com o clã primeirino, que vivia nas terras altas ao nordeste de Eidren. Os Primeirinos tinham sua capital, Tmenas, em uma pequena cordilheira, mas o restante das cidades eram feitas no solo rochoso, com um grande bastião de fora para a entrada e a cidade debaixo da terra. Depois de se unirem aos seus parentes no leste, eles partiram ao sul para se reunirem com os Terceirinos, o Clã da Luz, que morava em casas de pedra completamente acima do solo.
No ápice do império, um problema surgiu para o povo anão: a chegada de dragões em Eidren. O que poucos sabiam era que a cordilheira de onde os anões surgiram era considerada a morada de muitos dragões que migravam de Einari à lendária Terra dos Dragões. Com cada vez mais ataques de dragões nas cidades anãs (principalmente das cidades terceirinas), os anões começaram uma corrida armamentista. Com ajuda dos xamãs dos Primeirinos, os anões desenvolveram um sistema novo de magia que era independente dos espíritos e dos deuses, baseado em talhamento de runas mágicas em armas, armaduras, casas, portas e etc. Dessa forma, a batalha se desenvolveu rapidamente para o lado dos anões.
Foi somente com uma trégua entre o lendário talhador Mumdonlim Sombréu (Zmurkhuv) do clã Primeirino e o dragão Rynyss, o Sonoro que a guerra terminou. E ao longo dos séculos, uma aliança se formou entre os dragões e os anões: os anões forneciam dinheiro e moradias complexas para os dragões, enquanto os dragões ajudavam os anões nas guerras contra os outros povos.
Os principais inimigos dos anões na época do Império Dracônico foram os Povos-Bestas do oeste de Eidren, os Orcs ao sul, no continente que viria se chamar Huaculoth, e as tribos humanas do norte que constantemente se rebelavam. De resultado, o Povo-Besta foi quase completamente devastado, os orcs foram sendo ameaçados e recuaram para o sul de Huaculoth, e as tribos humanas do norte conseguiram reagir e se defender contra a invasão anã ao máximo da capacidades deles. Foi com o sacrifício de um grande guerreiro Yngvar Asvardsson, que os anões decidiram poupar a vida dos humanos em troca de serviços ao império.
Foram só depois de dois mil anos que o Império decaiu. A relação entre dragões e anões já estava bastante deteriorada, após a descoberta dos planos de Noranmun Sombréu (descendente do lendário talhador Mundonlim) com transmogrificação entre cobaias humanos e dragões jovens, fazendo um tipo de quimera poderosíssima. Após essa descoberta, anões e dragões se juntaram uma última vez para lutar contra Noranmun e seu exército de Draconianos. Os draconianos se provaram fortes combatentes, apesar de estarem lutando ao lado de Noranmun contra suas vontades. Mas para a vantagem da aliança anã-dracônica, os draconianos ainda eram bastante instáveis, com uma expectativa de vida baixa e uma aparência grotesca entre humano e anão. Noranmun eventualmente foi derrotado, e seu corpo foi selado na maior das profundezas de Lihuge. Mas para a surpresa de todos, os seus planos foram roubados.
Kurdan Serhiok, um orc que se rebeliu da escravidão de um grande dragão negro, conseguiu os planos de Noranmun, transformando muitos dos orcs de seu exército (e inclusive a si mesmo) em draconatos, dessa vez aperfeiçoado pelos xamãs orcs. Por esse motivo é chamado de O Primeiro Draconato. Com a força inabalável de seu exército, Kurdan derrotou o Império em uma batalha crucial em Karbarur, expulsando o império anão da região de Eidren que viria ser chamada de Alira e os forçando a voltar a cordilheira da Parede de Gelo e as regiões ao norte. Kurdan chegou a dominar outras regiões de Einari, espalhando muitas colônias em vários continentes, fazendo assim o segundo e maior império de Einari, embora sendo o mais curto em duração.
Kurdan Serhiok, um orc que se rebeliu da escravidão de um grande dragão negro, conseguiu os planos de Noranmun, transformando muitos dos orcs de seu exército (e inclusive a si mesmo) em draconatos, dessa vez aperfeiçoado pelos xamãs orcs. Por esse motivo é chamado de O Primeiro Draconato. Com a força inabalável de seu exército, Kurdan derrotou o Império em uma batalha crucial em Karbarur, expulsando o império anão da região de Eidren que viria ser chamada de Alira e os forçando a voltar a cordilheira da Parede de Gelo e as regiões ao norte. Kurdan chegou a dominar outras regiões de Einari, espalhando muitas colônias em vários continentes, fazendo assim o segundo e maior império de Einari, embora sendo o mais curto em duração.
Shur, Clã da Pedra (Primeirinos)
Capital: Tmenasduhr
Lorde Atual: Skalgatir Runato (Monoatsi)
Príncipes e Princesas: Kardel Runato (Monoatsi), irmão de Skalgatir, se mudou para Klozobnukhduhr; Udorlim Runato, filho único de Skalgatir.
Especialidades do Clã: Magia Rúnica, talhamento de pedra e alvenaria.
Shiday, Clã de Ferro (Secundinos)
Capital Histórica: Denkolduhr (Era Dracônica)
Capital Atual: Quedaneve (Dvanermum)
Lorde (Bikhna) Atual: Lostrin Broquélido (Akufrotzir)
Príncipes (Kushmen) e Princesas (Totz): Kolmir Broquélido (Akufrotzir), primogênito e futuro lorde do Clã de Ferro e possivelmente Somkavetz Mash; Kara Broquélido (Akufrotzir), filha de Lostrin.
Especialidades do Clã: Ferraria, armamentos e tecnologias, treino marcial militar.
Hol, Clã da Luz (Terceirinos)
Capital Histórica: Sironde
Capital Atual: Paham (Bnosukla) (Não oficial)
Lorde Atual: Aubrun Marteloprata (Stenzotz)/Hargaraz Terrenho (Sohamni)
Príncipes e Princesas: Nenhum
Especialidades do Clã: Mineiração, fabricação de jóias e comércio intra e internacional.
Kvutz, Clã do Fogo (Quartinos)
Capital: ???
Lorde Atual: ???
Príncipes e Princesas: ???
Especialidades do Clã: ???
Zmur, Clã das Profundezas/Escuridão (Quintinos)
Capital: ???
Lorde Atual: ???
Príncipes e Princesas: ???
Especialidades do Clã: ???
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